COOPERAÇÃO, O CAMINHO PARA O DESENVOLMIENTO DO NOSSO BASQUETEBOL.

17 de fevereiro de 2015 - 11:12

Levamos a vida toda a competir. Competimos - ainda muito antes de nascer.Logo na hora da fecundação.
Competimos com os irmãos ou amigos, nos jogos de mesa ou nos torneios de bairro. Adoramos vencer, ganhar. Reagimos muito mal quando perdemos. Perder não é natural, não faz parte do nosso DNA.
Imaginem lá uma qualquer marca, que se quer lançar no mercado, a procurar um jogador ou uma equipa habitualmente perdedores!...Certamente que tal atitude não está nos respectivos horizontes como estratégia publicitária dos seus produtos ou serviços, na postura construtiva de uma imagem de sucesso.
Ganhar ou vencer é bom. Mas perder não é necessariamente mau: precisamos de aprender a perder, se queremos,posteriormente, vencer. Por vezes, perdem-se batalhas para, no final, se vencer a guerra. Perder faz parte do longo caminho para o sucesso. O progresso das nossas vitórias decorre muito mais das nossas acções colectivas do que das individuais; pelo que a COOPERAÇÃO deve ser vista como o ideal meio ou caminho de desenvolvimento colectivo.
Embora a tendência actual seja a do crescente desprezo do colectivo, entendemos que ajudar os outros pode fazer a diferença. Cooperar pode ajudar-nos em algo muito importante: na poupança. Quando cooperamos, estamos a poupar as nossas energias, o nosso dinheiro e mesmo a nossa saúde, aumentando a nossa inteligência - dado que cooperar obriga a reflectir, a equacionar, a planear, a construir uma estratégia conjunta.
COOPERAR pode fazer a diferença entre o progresso e o retrocesso de um clube.
Assim como já vivemos na Idade da Pedra - e esta não terminou por falta delas - entendemos que, só através da cooperação, acabaremos com o egoísmo - e não pela falta de egoístas.
No passado, os homens cooperavam para caçar; e, assim, se destacavam dos outros animais: pois desenvolveram habilidades demonstrativas de inteligência para se adaptarem ao meio envolvente.
Por seu turno, a competição é a forma natural de uma luta constante para o alcance de um destaque social. Nem todos podem ter de algo a desejada quantidade. Frequentemente, esta competição conduz a
uma (natural) hostil rivalidade entre os seus agentes, visando cada um destes a eliminação dos restantes. Objectivo tão ou mais importante do que vencer a prova.
Darwin deu grande ênfase a este assunto, negligenciando completamente o factor COOPERAÇÃO e o seu importante papel na nossa sobrevivência. A evolução da cooperação mútua entre os seres humanos evidencia de tal forma o alargamento das suas áreas, operado pelo Homem, nos nossos dias, que é possível sustentar vários grupos - mental e fisicamente limitados - que, doutro modo, não conseguiriam sobreviver.
''A COOPERAÇÃO é, de longe, a ferramenta mais eficiente, funcional, tanto para dividir o custo quanto para distribuir os benefícios do progresso social''.