24 de março de 2015 à 12:28

OS CLUBES DE BASQUETEBOL: CUSTOS DIRECTOS E INDIRECTOS

A velha fórmula FAS - recorrer à Família, aos Amigos e aos loucos Sonhadores - resulta, actualmente, num enorme fracasso. Excepto para o descendente dum multimilionário ou dalgum excêntrico investidor.
Nos clubes, existe a necessidade de investir num conjunto de elementos para levar a cabo a sua actividade. Desde as questões de imobilizado material ao imaterial, como a formação, as licenças dos programas informáticos de facturação -, tudo são custos alheios à dimensão do clube.
Melhorar é preciso. Necessário é renovar.
No início de cada temporada, assistimos ao ''renovar'' do preçário a pagar pelos atletas, em troca duma actividade desportiva orientada, que diz defender a visão e os valores do clube; e estes, por seu turno, estão dentro do maior espírito do ''fair-play'' desportivo.
-Mas, na realidade, quanto custa um atleta?
-Como calcular esse custo?
-Quais os custos inerentes à participação associativa? E federativa?
Estas perguntas não têm fácil resposta - no estado actual da nossa modalidade...
Mas seria muito importante a existência de ferramentas que ajudassem os clubes a calcular e a planear- financeiramente-toda uma temporada.
Quanto vai o clube gastar numa competição de 12 equipas a 2 voltas; na inscrição de uma equipa; no seguro desportivo de 12 jogadores; na arbitragem desse campeonato/torneio; em suma, saber planear e preparar o futuro de forma sustentável?
Felizmente que existem federações que dispõem deste tipo de ferramentas. Um exemplo poderá ser consultado em
Numa comunidade como esta, não tratamos de lucro, mas sim de benefício; pelo que a grande necessidade de hoje reside em entender e coordenar a complexidade desta organização e melhorar a eficiência financeira dos clubes.
Afinal, são estes o maior patrocinador do basquetebol português

RD